domingo, 8 de janeiro de 2012

Sou bonequeiro!!! E dai?!?!*

Desde pequeno aprendi que o ser humano deve “nascer, crescer, se multiplicar e morrer”.

O nascimento é um fato conhecido. Vem de nossos pais, e não cabe a nós, aqui, tratarmos sobre este assunto, até porque acredito que você saiba (em detalhes) como tudo acontece.

Todo o problema ocorre no crescer. É isso mesmo! Você cresce! Isto é o que incomoda! Mas porque será que incomoda tanto?

Será porque, diante da educação “careta” que nossos pais receberam, você acaba por transpor regras antes impossíveis de serem transpostas? Será inveja deles por não terem tido a mesma liberdade que você tem hoje? Será vergonha deles, diante dos amigos e contemporâneos da velha-guarda, por terem filhos tão “atiradinhos” assim? Ou, simplesmente, será porque se preocupam de forma assustadora com você, e tentam lhe dar um futuro, no mínimo, melhor do que eles tiveram?

A resposta certa para todas as perguntas é SIM!!!

Eles têm inveja porque você transpõe regras, é atirado e, além de tudo, eles se preocupam com o seu futuro, até mais do que você!!!

Já parou pra pensar no que você tem? Será que tudo isso é realmente seu?

Sim! Estou falando de tudo! A merenda na escola, os livros, canetas, roupas e até o computador que você está usando agora. Você conquistou com o seu esforço?

Caso a resposta seja afirmativa, desculpe pelo tempo desperdiçado, e parabéns pelo sucesso. Caso contrário, me escute (leia)!

Tudo isso que lhe pertence foi dado por seus pais porque, um dia, eles batalharam (e muito!), seja estudando, seja fazendo força física, enfim, trabalhando para conquistar o que eles têm hoje!

Somos somente usuários disso! Tudo isso passa! Pode acreditar!

Imagine sua vida sem eles! Sim, um dia eles irão embora! (a única certeza na vida é a morte!) E ai? Como você ficará?

Não quero passar aqui uma mensagem negativa sobre a vida, ou sobre como vivê-la amargamente, ao contrário! Existe uma forma de curtir, do jeito que fazemos hoje, sem que deixemos de lado a responsabilidade de oferecermos aos nossos filhos as mesmas mordomias que possuímos.

Sim! Pense no terceiro passo do quarteto que citei no começo! A reprodução! Será que seus filhos terão as mesmas regalias que você tem hoje? Você quer isso pra eles? Caso não queira, me desculpe, mas você está sendo egoísta e hipócrita, pois seus filhos serão a continuação de sua espécie, tão glorificada atualmente.

Da mesma forma que seus pais lhe forneceram condições para crescer com dignidade, o mínimo que você deve fazer é dar as mesmas (ou melhores) condições aos seus filhos.

Não pense que você ficará para sempre estagnado na adolescência! Você crescerá e se reproduzirá (com raras exceções)! E vai querer sentir inveja porque seu filho transpõe regras, é atirado e, além de tudo, porque você se preocupará com o futuro dele, até mais do que ele!!!

Sim!!! Ele vai querer “botar boneco” como você põe hoje, e você vai ter que estar lá, para lhe dar dinheiro, emprestar o carro, comprar roupas de marca, do mesmo jeito que seus pais fazem hoje em dia.

E você simplesmente vai perceber que eles têm tudo isso, porque você trabalhou (como seus pais fizeram), e pôde lhes oferecer este direito. Neste instante você vai querer (eu sei que vai) que seus filhos trabalhem e /ou estudem para que possam oferecer estas mesmas regalias aos seus netos!

Onde eu quero chegar com toda esta baboseira?

Brinque (da forma como achar melhor!), e quando estiver brincando esqueça do mundo, pense só em você e como é bom ter tudo o que você tem hoje! Mas nunca se esqueça, quando não estiver brincando você terá que se preocupar com alguns futuros, pois não só o seu estará em jogo, mas o de seus filhos também!

Por isso, quando não estiver brincando (quero dizer durante as manhãs e tardes das semanas) (das segundas às quintas-feiras tá bom?), procure estudar, pois só o estudo poderá garantir um futuro digno pra você e seus filhos( e netos, bisnetos, etc.)!

Assim, você poderá completar a lógica da biologia de forma saudável, morrendo com a felicidade de ter um dever cumprido, e dizendo para todo mundo: fui bonequeiro, e daí !?!

*Escrito por mim há 10 anos, mas ainda bem atual! Exceto no que diz respeito a "ser bonequeiro", claro!!!

Um comentário:

  1. adorei o texto. muito bonito e você tem toda razão! nem todos se dão conta disso...mas é a pura verdade!

    ResponderExcluir