quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DICAS PARA A AQUISIÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR


Início de ano, momento de recomeçar, de traçar novos planos, mas também é tempo de gastar dinheiro no pagamento do IPTU, IPVA, parcelas de compras de natal, além da matrícula e do material escolar das crianças, enfim, começamos o ano com “a corda no pescoço”, razão pela qual devemos ter alguns cuidados para não findarmos por transpor os nossos limites.

Para ajustar os gastos ao seu orçamento, a pesquisa de preço é uma prática importante, por isso faça-a em diversos pontos de vendas como: papelarias, depósitos, lojas de departamentos, entre outros.

Saiba que o material “da moda” ou o mais sofisticado nem sempre é o de melhor qualidade ou de melhor preço.

Várias lojas descontam a diferença dos itens em promoção em outros produtos, por isso, de preferência, verifique cada item da lista, e se necessário for, compre cada item em estabelecimentos diferentes, pesquisando a lista como um todo.

OS ITENS DA LISTA

Primeiramente, verifique quais os produtos em bom estado que você já possui e que possam vir a ser reutilizados.

Em segundo lugar, saiba que algumas escolas guardam, no próprio estabelecimento, o material dos alunos da pré-escola e primeiras séries; nesses casos, tudo o que não for utilizado deverá ser devolvido pela instituição de ensino ao término do ano, podendo ser reutilizado por você.

Considerando essas duas possibilidades, refaça a lista do que realmente precisa ser adquirido, certamente, com um pouco de tempo dirigido a uma pequena pesquisa, você conseguirá ver resultados recompensadores.

É importante lembrar que a escola não pode exigir a aquisição de produtos de uma determinada marca ou em determinado local.

NA HORA DA COMPRA

Cabe ao consumidor (pais, aluno ou responsável) avaliar a qualidade e o preço de produtos similares aos que constam na lista, os quais também poderão vir a atender as necessidades, visando sempre a economia.

Muito cuidado com os produtos sofisticados ou com características de brinquedos, pois estes podem distrair a atenção da criança, prejudicando o seu desempenho no momento das aulas.

Lembre-se que o material escolar constitui instrumento de trabalho para o aprendizado, portanto, deve estar adequado à finalidade a que se destina.

FIQUE ATENTO

Comprar de vendedores ambulantes pode não ser tão vantajoso. Embora o preço possa ser menor não há emissão de nota fiscal e, em caso de problemas, você ficará sem a proteção do Código de Defesa do Consumidor.

Informe-se com a escola sobre a possibilidade de adquirir, de imediato, somente a quantidade de material a ser utilizada no primeiro semestre. Com isso, além de reduzir a despesa, você poderá planejar com maior tranqüilidade a aquisição do material referente ao segundo semestre.

Em breve traremos mais algumas curiosidades para que você não se prejudique ao comprar o material escolar de seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário