sábado, 4 de fevereiro de 2012

Taça das Bolinhas: São Paulo não entrega taça! Santos deve entrar na briga?


A disputa pela Taça das Bolinhas entre Flamengo e São Paulo está longe de um final. Um oficial de Justiça foi até o Morumbi na quinta-feira para obrigar o clube paulista a devolver o troféu em 24 horas, mas o presidente Juvenal Juvêncio não foi encontrado para receber a notificação. E o departamento jurídico do Tricolor afirma: não irá devolver nada e promete levar a briga até as últimas instâncias.

- O oficial foi ao Morumbi, mas não entregou o que queria porque não encontrou o Juvenal e só ele, como representante maior do clube, poderia receber. Mas, mesmo que seja uma intimação para devolver a taça, não faremos isso porque temos um documento que nos assegura o direito. Vai haver conflito de competência e, quando isso acontece, é preciso levar a alguém que tenha o poder de decidir. Nesse caso, seria o Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília - afirmou o diretor jurídico, Kalil Rocha Abdalla.

Essa posição do São Paulo vai contra o que o advogado do Flamengo, Rodrigo Fux, havia dito na última sexta-feira.

- O processo vem correndo e o São Paulo não tinha obrigatoriedade de devolver a taça porque ainda não tinha ciência, o que aconteceu nesta sexta. O clube foi intimado e terá que devolver para a Caixa Econômica Federal em até 24h. A partir daí a Justiça irá decidir qual será o destino. A CBF já reconheceu o Flamengo como campeão de 87, mas houve o problema com a Justiça do Recife - disse o advogado do Fla.

A Taça das Bolinhas foi criada para premiar o campeão brasileiro e, segundo o regulamento adotado quando de sua implantação, seria de posse definitiva do primeiro clube que conquistasse o campeonato três vezes consecutivas ou cinco vezes intercaladas. Considerando-se o Flamengo campeão em 1987, o clube carioca seria o primeiro "penta" (a quinta conquista aconteceu em 1992, enquanto o São Paulo só chegou ao quinto título em 2007).

A CBF, entretanto, considerou até 2011 o Sport como único campeão de 1987 e, por isso, a Taça das Bolinhas foi entregue ao São Paulo. Quando no ano passado a CBF resolveu reconhecer o Flamengo como campeão de 1987, junto com o Sport, o clube carioca procurou a Justiça para tomar posse da Taça das Bolinhas. Daí a decisão de que o troféu seja entregue à Caixa Econômica Federal. Ainda em 2011, a CBF, por conta de uma nova decisão judicial, foi obrigada a voltar atrás e reconhecer novamente só o Sport como campeão único.

NOSSA OPINIÃO

O Santos até que poderia entrar nessa briguinha de comadres, afinal, com o reconhecimento da CBF dos títulos brasileiros de 61/62/63/64/65 e 68, o SANTOS se tornou, de fato e de direito, o PRIMEIRO PENTACAMPEÃO BRASILEIRO.

Mas essa briga parece tão mesquinha que não nos interessa. Afinal, enquanto alguns só se preocupam com o passado, nós vamos de presente e futuro!

Na boa, acredito que essa taça vai continuar no Morumbi. Flamengo não tem moral pra tirar ela de lá.

Fonte: www.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário