terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ferroviário pede socorro: clube vive seu pior momento na história

Ferroviário Atlético Clube está entregue as baratas. É assim como o descreve Luís Carlos Sampaio, 59, torcedor há mais de 30 anos do Ferrão e atual contador e conselheiro do clube . Neste feriado de Carnaval estava programado na Barra do Ceará uma sequência de trabalhos visando o próximo adversário, no caso, o Fortaleza, em partida que acontece domingo (26), às 16horas (Horário de Brasília), no estádio Presidente Vargas.

Falta de verba prejudica jogadores

Porém, os treinos foram cancelados pela falta de dinheiro. Desde sábado, os jogadores vivem um dilema que mancha a gloriosa história do Tubarão da Barra. Falta dinheiro. Para poder se alimentar, fazer as suas refeições como café da manhã, almoço e jantar, os próprios jogadores tiram do próprio bolso, verba para comprar alimentos para não passar fome nas instalações do estádio Elzir Cabral.

- É uma vergonha. É inadmissível, um clube da grandeza do Ferroviário, profissionais da bola terem que tirar do próprio bolso, dinheiro para comprar alimentos como pão, leite, ovo e outras coisas. Para se ter uma ideia, no último sábado, os atletas fizeram uma cotinha para poderem tomar um café da manhã decente – relata indignado Luís Carlos Sampaio que também faz duras críticas ao atual presidente coral Vanderley Pedrosa.

- Desde sexta-feira que Vanderley Pedrosa não aparece aqui. Ele viajou para o interior e não deixou nenhum aposte financeiro para os jogadores treinarem dignamente. Muitos funcionários estão há cinco meses sem receber salários. Nós já tentamos ligar para ele e os celulares estão todos desligados - disse.

Para evitar que os atletas abandonem o clube em pleno Estadual, o ex-presidente do Ferroviário, Ribamar Soares, não se esquivou em ajudar o Tubarão e emprestou R$ 500,00 para o clube para amenizar a situação até o final do feriado momino.

- Se não fosse o Ribamar Soares acredito que alguns jogadores tinham ido embora do clube. Agora vamos esperar e aguardar o retorno do presidente - falou o dirigente. A reportagem do GLOBOESPORTE.COM/CE tentou entrar em contato com o atual presidente Vanderley Pedrosa, mas o seu celular encontrava-se desligado.

Eridon e Rafinha não querem ficar no Tubarão

Nas vésperas do Clássico das Cores, dois jogadores já mostraram interesse em deixar o clube, segundo informações do contador e conselheiro do Tubarão da Barra, Luís Carlos Sampaio. De acordo com o dirigente, Eridon pediu rescisão de contrato várias vezes e Rafinha está querendo ir para o Uniclinic. Luís Carlos Sampaio confidência também que outros jogadores já manisfestaram desejo de deixar o Glorioso Tubarão da Barra.

- Não sei como vai ser daqui para frente. Estamos perto de jogar um clássico contra o Fortaleza e nos encontramos nesta situação. É lamentável - disse.

Cearense 2012: o pior início do Tubarão da história

O torcedor do Ferroviário, pode-se orgulhar de um feito. Desde que subiu para a elite do futebol cearense, o Tubarão da Barra foi o único clube que participou de todas as edições do certame. Desde que estreou na 1ª divisão, em 1938, jamais foi rebaixado e deixou de disputar o Estadual.

O Fortaleza, por brigas internas abandonou as disputas em 1929, dando de graça o título para o Maguary, na época. O Leão do Pici só retornaria no ano de 1933. Já o Ceará, em toda a sua história deixou de participar de apenas um campeonato, o de 1945, por descordar de uma decisão na época da Federação Cearense de Desportos (FCD). O Vovô só voltaria no ano de 1946.

Situação delicada e presenciada em poucos anos

No momento, o Tubarão encontra-se na zona de rebaixamento, em 11º lugar, com apenas cinco pontos ganhos em 9 jogos. Situação pode-se ser comparada a do ano de 1959, quando o Ferroviário só somou três pontos em sete jogos terminando na lanterna do 1º turno. Todavia, o Tubarão se recuperou e venceu o 2º turno terminado a competição entre os melhores e disputando o título. Outro início ruim do Ferrão aconteceu em 1984. O Tubarão no 1º turno atuou nove partidas e acumulou só dois triunfos, três empates e quatro derrotas. A história se repetiu no

2º turno com o Time da Estrada de Ferro só vencendo três jogos ficando fora das finais.

Rebaixamento logo ali!

E já faz um tempo que o Ferroviário briga para não cair. No ano passado o Tubarão ficou em 10º lugar na classificação geral e só não caiu para segundona, pois tinha um saldo melhor do que o Quixadá. Bateu na trave também em 2004, onde entre dez times ficou em 8º com 19 pontos e novamente venceu no saldo de gols do Boa Viagem. Em 2010 terminou em 5º lugar, posto este repetidos nos anos de 2002, 2007 e 2008. Foi vice-campeão em 2003 e 3º lugar em 2009.

Com uma vida quase toda no Ferroviário, o dirigente Luís Carlos Sampaio, não pensa duas vezes em fallar que o Ferroviário vive o seu pior momento na sua história.

- Sou torcedor do Ferroviário desde 1960. Vivo de perto os bastidores do clube há mais de 40 anos e asseguro com toda a experiência de vida que tenho. Estão acabando com o Tubarão da Barra. Sinto em dizer isso. O Ferrão pede socorro e espero que os torcedores se unem para salvar o clube - finaliza o dirigente coral.

Fonte: www.globo.com

NOSSA OPINIÃO

Com o rebaixamento e consequente fechamento desse clube, o futebol cearense perde bastante. Mesmo não sendo eu um admirador do mesmo, reconheço que seria melhor pra todos que ele permanecesse como esteve nos últimos anos.

Lembro apenas que nos anos 90 o fortaleza esteve em situação parecida e conseguiu dar a volta por cima. Veremos o que o futuro reserva pro ferrin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário