quarta-feira, 7 de março de 2012

Sobral tem a gasolina mais cara do Ceará!!!

Uma pesquisa feita pelo jornal Diário do Nordeste apontou o que todos os sobralenses já imaginavam: temos a gasolina mais cara do estado.

As desculpas por partes dos donos de postos são de que o transporte encarece o produto, mas o quê que justifica uma cidade como Iguatu, no centro-sul do Estado e bem mais distante dos pontos de distribuição, ter uma das menores médias de preço?

Há tempos que se fala em formação de cartel por parte dos donos de postos de Sobral. No início dos anos 2000, quando eu era conciliador do DECON de Sobral, foi aberto um Inquérito Civil para investigar o caso. Nada conseguiu ser provado.

Outros muitos procedimentos foram abertos de lá pra cá e nada conseguiu ser comprovado, ou, pelo menos, esses procedimentos não renderam frutos.

Penso que os verdadeiros detentores do poder para mudar a atual situação somos nós, consumidores. Podemos, sim, nos mobilizar e iniciar uma campanha contra esses abusos!

As grandes redes de combustíveis, possuem condições de baixar os preços, pois têm margem de venda e não precisam de um lastro tão grande de lucro por litro. Se deixarmos de abastecer nesses postos, vamos força-los a baixar o preço. Uma vez que uma das redes baixe os seus preços, deixamos de abastecer em outra grande rede. E assim sucessivamente. Os pequenos proprietários de postos vão baixar por si, pois não vão querer perder os clientes. Será um efeito cascata em favor do consumidor. É uma regra simples de mercado.

Mas pra isso, precisamos nos organizar. Por onde começar? Quem comanda? Um grupo de pessoas? Quantas? Quem serão?

Peço que os detentores da grande mídia sobralense analisem a ideia. Podemos mostrar nossa força e demonstrar que não somos alienados!!!

É apenas uma ideia, se alguém quiser comprar, fique à vontade...



Nenhum comentário:

Postar um comentário