sábado, 7 de julho de 2012

Cazuza: um idiota morto há 22 anos!


Uma psicóloga que assistiu ao filme do Cazuza escreveu o seguinte texto:
- 'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
- Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.
- Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
- No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
- São esses pais que devemos ter como exemplo?
- Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora...
- Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.
- Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.
- Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.
- Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
- Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
- Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
- Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.
- Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
- Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.
                    Texto escrito por Karla Christine - Psicóloga Clínica 

NOSSA OPINIÃO
Compartilho da opinião da autora do texto acima. Cazuza foi um poeta magnífico, um artista com uma capacidade ímpar, mas não podemos tratá-lo como herói! Ele foi uma péssima influência como pessoa e isso tem que ser dito a TODOS!!!
E você? O que pensa?

68 comentários:

  1. Concordo em não tratar o Cazuza como herói. Ele foi poeta, mas seus atos foram deploráveis e mancham a beleza de sua poesia. Não respeitou sua família e nem a si mesmo quando não se amou. O "possível" herói pode ser uma criação da indústria fonográfica para vender o seu trabalho, pois ele era a pior propaganda possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele que tem o equívoco e a infelicidade de dizer que Cazuza ''não se amou'', certamente desconheçe totalmente a sua trajetória de vida.

      Provavelmente só conheçem o nome ''Cazuza'' e nada mais.

      Cazuza vivia intensamente, como se cada dia de sua vida fosse o último, lutou firmemente contra a AIDS, outro grande sinal de que valorizava a vida que tinha.

      Excluir
    2. NA REALIDADE ELE NUNCA LUTOU PELA VIDA POIS O MODO DE VIDA QUE ELE VIVIA ERA ERRADO POIS A CONSEQUENCIA FOI A CONTAMINAÇÃO PELO VIRUS DA AIDS. ADORO AS MUSICAS DELE, MAIS ELE VIVEU INTENSAMENTE A VIDA DE MODO ERRADO.

      Excluir
    3. Bem argumentado,melhor é impossível,neste mundo humano condicionado a seguir de tudo que a mídia produz para a mercantilização do lixo é bem possível que breve se peça a canonização.
      Mundo humano de hipócritas seguidores,quem pensa parece ser marginal,mas,quando a estrada é mal projetada e não leva a lugar algum então pegar uma marginal ainda é uma esperança.

      Excluir
    4. ele viveu de modo errado??
      o que eh errado??
      o que eh certo??
      cada um vive a sua maneira, quem somos nos pra julgar como cada um tem que viver...sou pai e sei o meu filho pode ou nao assistir...ELE viver assim, mas nao foi ele que induziu os jovens a fazerem isso, foi a industria de midia, meu filho nunca vai seguir um mal exemplo se eu nao deixar...parem de por a culpa no cara pelas futuras criancas idiotas que teremos...

      Excluir
    5. o legal eh que soh vejo 'anonimos" dando a porra da opiniao...

      Excluir
    6. ele viveu de modo errado??
      o que eh errado??
      o que eh certo??
      cada um vive a sua maneira, quem somos nos pra julgar como cada um tem que viver...sou pai e sei o meu filho pode ou nao assistir...ELE viver assim, mas nao foi ele que induziu os jovens a fazerem isso, foi a industria de midia, meu filho nunca vai seguir um mal exemplo se eu nao deixar...parem de por a culpa no cara pelas futuras criancas idiotas que teremos...

      Excluir
    7. Vá com ele......

      Excluir
  2. Mas ele lutou para conseguir,sofreu muito na infância,uma maneira de ser feliz do passado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOFREU O QUE? TINHA PAIS QUE O AMAVA E LHE DAVA TUDO O QUE ELE QUERIA.

      Excluir
    2. Acho que o meu conceito de sofrimento é diferente... Sofrimento é vc não ter família, condições mínimas de saúde e alimentação... Agora, problemas emocionais, todos nós, seres humanos temos, e se todos resolverem serem pessoas tão fracas e irresponsáveis aí a situação vai ficar mais complicada do que já é. Eu não entendo pq a pessoa tem que mostrar o seu pior na adversidade... se ela está passando por um momento delicado e crítico pq não mostra o seu melhor... será que é pq não tem nada de melhor???

      Excluir
  3. Ele de deve ser reconhecido pela sua obra, O defeito dele, e que ele expos muito sua vida.
    mas se a gente pensar outros artistas tambem fizeram muita coisa errada, como madonna e michael jackson, o pais da muita importancia para a psicologia, a psicologia nao entende a natureza humana, ele e o exemplo de pessoa que deixa se levar pela natureza, voce nao sabe nada e nao conhece nada, passou anos trancada numa faculdade estudando no meio de um monte de burgueses, e por isso que os pobres hoje sao tratado de forma errada como se fosse uma doenca, e o cazuza preveu isso ele dizia a verdade! mas como no brasil, ninguem gosta de ouvir a verdade! pessoas como vc e burguesa, so quer saber de si, nao liga para os outros e e dizendo essas coisas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe o que fala sobre Michael Jackson ele sim foi o único que foi perfeito em tudo o que fez e se preocupava em fazer do mundo um lugar melhor principalmente para as crianças atualizesse com respeito a ele e voCE vai ver que ele nunca foi culpado de nada michael jackson era um anjo é um pecado você compara lo com esse tipo de gente.

      Excluir
    2. Michael Jackson foi um anjo, é um pecado você querer compara-lo com esse tipo de gente atualizesse sobre ele e você verá que ele só quis transmitir amor e igualdade através de suas canções sonhava em tentar fazer do mundo um lugar melhor principalmente para as crianças, fizeram da vida dele um inferno a mídia o escravizou na dor e na tormenta e depois que ele morre o remorso aparece mas agora já é tarde só a justiça de Deus na vida dessas pessoas algumas já estão pagando então não fale o que voce não tem conhecimento.

      Excluir
    3. Amiga, acho que quem não tem o MINIMO de conhecimento aqui é você. VARIAS pessoas estão acusando o Michael Jackson de pedofilia, abuso a crianças menores de 11 anos em vida. Tome cuidado com o lixo que vc publica na internet, e mais cuidado ainda com quem vc chama de "ANJO SEM PECADO"....

      Excluir
    4. Estou vendo que quem não tem conhecimento NE NHUM aqui é você, defendendo um artista que está sendo acusado de pedofilia por varias crianças com menos de 11 anos em vida. Vem aqui defecar pelos dedos, defender um pedófilo e ainda dizer que ele é um "ANJO SEM PECADO". Toma vergonha na sua cara

      Excluir
  4. IDIOTA NUNCA , GÊNIO SIM , ele pode não ter sido um exemplo por usar drogas ou viver livre d+, mas e um exemplo por outros motivos como a mensagem que suas musicas passam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como uma pessoa pode ser exemplo se ela prega uma coisa na musica e pratica outra consigo mesma....Isso é ser idiota...

      Excluir
    2. Ele nunca quis ser um exemplo, ele queria ser diferente...ser livre ,fez o que quis da vida e foi feliz intensamente!!! VIVA CAZUZA!!!!

      Excluir
  5. EM NOSSO PAIS É ASSIM, NO MUNDO É ASSIM... QUEM LANÇA MODAS DESTRUTIVAS SOB O PRETEXTO DE "REBELDE", "MODERNO" OU "DESCOLADO" QUE EM OUTRAS PALAVRAS NADA MAIS PREGAM A NÃO SER VAGABUNDAGEM, MALCRIAÇÃO, VICIO, SEXO DESENFREADO VIRA HEROI: RAUL SEIXAS, RENATO RUSSO, CAZUZA...QUEM NÃO MORRE DE OVERDOSE MORRE DE AIDS NESSA TURMA AI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, nosso país, do qual a maior parte é formado por moralistas ditatoriais e religiosos extremistas, infelizmente é assim mesmo, gênios são vistos como loucos; torturadores, censuradores e preconçeituosos são vistos como heróis; pessoas com senso ético-liberal são vistos como marginais; símbolos da resistência e da não padronização regrada são vistos como ''rebeldes sem causa'', como você equivocadamente e errôneamente se referiu.

      Raul Seixas, Cazuza e Renato Russo são símbolos da anti caretisse, e do anti moralismo ortodoxo imposto radicalmente em nosso país.

      Rita Lee, Lobão, Frejat, e tantos outros estão ai para provar o contrário do que você argumentou.

      Excluir
    2. "OLHA PARA O QUE EU DIGO NÃO OLHES PARA O QUE EU FAÇO!". Frase que eu oiço desde que sou gente. Temos de saber separar o trigo do jôio...

      Excluir
    3. "OLHA PARA O QUE EU DIGO, NÃO OLHES PARA O QUE EU FAÇO". - Frase que eu oiço desde que sou gente. Temos de saber separar o trigo do jôio...

      Excluir
  6. Ele tinha a música, isso era seu trabalho se não perceberam. Ele viveu a vida como desejou. GÊNIO DA POESIA E MÚSICA ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele, como qualquer outra pessoa que vive no Brasil é livre para viver a vida da maneira que quiser... o problema é que as nossas ações e atitudes refletem na educação coletiva. Acredito que não devemos julgar as atitudes seja lá de quem for, mas, aceitar com naturalidade um exemplo tão infeliz quanto o dele é no mínimo irresponsabilidade da sociedade...

      Excluir
  7. As loucuras as drogas os exageros são coisas que se não existissem na vida do Cauza talvez não existisse o Cazuza ARTISTA.Me admiro uma psicologa expressar uma opinião tão agressiva baseada em um filme sem analisar a sua vida a fundo. Ta legal ele era mimado ,tinha de tudo mas era um jovem homosexual em uma sociedade preconceituosa e machista. Não tem nada de errado ter Cazuza como idolo era um poeta um musico que viveu a vida de acordo de como ela se mostrava para ele. Ja pensou se Vinicius de Morais não bbse uma garrafa de whisky por dia nao teriamos hoje suas belas obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você.

      Cazuza sempre dizia que criava a maioria de suas letras quando estava sobre o efeito de drogas, na maioria das vezes o álcool.

      Imagine se Cazuza não tivesse vivido a vida do modo em que viveu, com drogas, sexo e boemia.

      Provavelmente não seria o que foi, foi graças ao seu modo de vida que Cazuza se tornou o poeta de todas as gerações.

      Excluir
    2. E FOI POR CAUSA DE PESSOAS IGUAL A CAZUZA QUE ESSA DOENÇA MALDITA SE ESPALHOU, BELA INSPIRAÇÃO

      Excluir
    3. com um porém não era um revoltado e deturpado.

      Excluir
    4. Não achei a opinião da psicóloga agressiva. Achei bem realista. Realmente ele tem algumas músicas legais... mas, infelizmente deixou um exemplo infeliz, de desvio de conduta triste... não digo isso por sua opção sexual, cada um é livre para se relacionar do jeito que achar melhor, o ponto é a falta de educação, a irresponsabilidade com relação ao uso de drogas, bebidas e um comportamento inconveniente. Mas, a responsabilidade maior ao meu ver, não é dele, ele era um doente, egoísta ... o problema é a sociedade aceitar esse tipo de comportamento com naturalidade e apoiar... As pessoas acham um herói, um ídolo pq a mídia promove isso... mas, e se fosse dentro da nossa casa??? E se o nosso filho tivesse comportamentos desrespeitosos e inconvenientes? Se alguém facilitasse o uso de bebidas e drogas pra ele? Mesmo que ele fosse o primeiro aluno da sala, com notas ótimas e redigisse maravilhosamente bem, isso não faria dele um H E R Ó I nem um P O E T A.

      Excluir
  8. ngm presta! nem vc nem eu..ngm! MELHOR QUE MUITA GENTE ELE FOI...PODE TER CTZ.....

    ResponderExcluir
  9. Idiotisse de quem pensa dessa forma, pois ele foi e sempre será o grande poeta suas canções são lindas e dignas de respeito, não devemos julgar tanto as pessoas,mas sim julgar a NÓS mesmo ANTES DE OLHARMOS A VIDA DOS OUTROS e depois rever TODO CONCEITO.NÃO EXISTI NEM UM COMPOSITOR E CANTOR MELHOR DO QUE ELE, OUÇA BEM AS MÚSICAS E CURTA...

    ResponderExcluir
  10. Um idiota que cantava, ou melhor, gritava - 'Meus herois morreram de overdose', só poderia ter tido o fim que teve....

    ResponderExcluir
  11. ESSA MULHER É DOIDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. cazuzua te amoooooooooooooooooooooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  13. Realmente...um genio...as letras das musicas estao ai p mostrar isso. Boa pessoa nao foi. Alguem q manda a mae tomar no cu...

    ResponderExcluir
  14. Respeito! Apenas isso é o que falta nesse país podre! Pessoas em vez de cuidarem de sua própria vidinha mediocre, ficam procurando oque falar das pessoas alheias, lutam tanto por respeito mas não fazem por onde!

    ResponderExcluir
  15. Acho ridículo julgar uma pessoa assim, achar que por que você tem um diploma de psicologia você pode entender a vida toda e as escolhas de uma pessoa, você não sabe por que ele fez as escolhas que fez, ninguém sabe, só ele. E quem conhecia de perto sabe que ele foi uma pessoa muito boa e doce, além do talento incrível que ele tinha, as músicas dele falam a verdade e inspiram gerações. Você julga as escolhas dele e chama ele de idiota, mas como você sabe que no lugar dele você não faria as mesmas escolhas? Você não sabe a pressão que ele aguentava e o ambiente em que ele vivia. E além de tudo isso que ele passou, ele conseguiu sair desse mundo deixando muita coisa aqui, ele deixou poesias e mensagens maravilhosas que vão ficar pra sempre inspirando as pessoas, ao contrário de você que só vai deixar críticas preconceituosas de pessoas que nem mesmo conheceu.

    ResponderExcluir
  16. TOTALMENTE SEM NOÇÃO SEU POST,SUAS IDÉIAS,SEUS BLOGS !
    O FATO DELE TER TIDO TUDO,NÃO JUSTIFICA DELE TER TIDO O FIM QUE TEVE.
    E OUTRA,SUA FILHA TEM QUE IDADE ?
    VOCÊ DEVERIA TER VISTO ANTES A CLASSIFICAÇÃO DE IDADE PRA DEPOIS LEVA-LA PARA VER O FILME !
    É PARA ISSO QUER SERVE A INDICAÇÃO ETÁRIO DOS FILMES,SE NÃO ERA APROPRIADO PRÁ IDADE DELA PORQUE LEVOU ??
    E MAIS,SE ELA JÁ TEM IDADE PRÁ VER,TAMBÉM JÁ TEM IDADE PRÁ SABER O QUE É CERTO E O QUE ERRADO,E VOCÊ COMO PSICÓLOGA DEVERIA SABER DISTO !
    NÃO É DINHEIRO,RAÇA,COR OU QUALQUER OUTRA COISA QUE VAI ENSINAR O QUE É CERTO OU ERRADO E SIM OS VALORES,ENSINAMENTOS.
    CAZUZA ERA UM HOMEM QUANDO ENTROU PRÁ ESSA VIDA,ELE FOI PORQUE QUIS !
    SE LEVOU SUA FILHA PRÁ VER O FILME E FICOU COM MEDO DELA SEGUIR ESSE CAMINHO,É PORQUE SABE QUE ELA TEM A MENTE FRACA OU QUE SEUS ENSINAMENTOS NÃO VALEM DE NADA PARA ELA.
    ME DESCULPA,MAS É O QUE EU PENSO !
    ANTES DE JULGAR,PENSE BEM !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Estou diacordo, cazuza era um sem noção, mau exemplo para a juventude da epuca. Ele teve o que procuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certo. Quem esta na chuva é pra se molhar!

      Excluir
  18. Desculpa, não consigo ver uma coisa dessas e ficar calada. Cazuza na minha opinião foi o maior poeta dessa geração. Ah, então por favor não me digam que concordam com esse pagode que fica zumbindo nos nossos ouvidos. A vida dele foi algo que ele optou, e o filme não é a vida dele toda, claro, só vão mostrar os pontos mais importantes, ele foi o nosso EXAGERADO, devemos ter orgulho de ter uma mente dessa no nosso país.

    ResponderExcluir
  19. Cada um com seu cada um. Ele curtiu a vida dele, fez historia com suas poesias, nos ensinou que o amor é livre. E é por isso que as pessoas tem ele como um heroi. Vai curtir a sua vida, fazer a sua historia, e para de criticar os outros. Isso foi só um conselho, afinal quem somos nós pra dizer o que deve ser feito?

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de musica,Não interessa sua a Historia do Cantor,ele é bom no que faz,só pq ele vei de berço de ouro ele não pode ter talento seus ipocritas. Desgraça

    ResponderExcluir
  21. me admira muito uma psicologa escrever isso sobre alguém, quem é ela pra saber o que ele passou na vida dele, rico também sofre, e outra coisa como a senhora mesmo disse tem uma filha e você tem que educa-la, e se um dia ela resolver usar drogas ou virar homossexual, a senhora vai dizer o que? vai julgar, como fez com Cazuza, sem nem ao menos conhece-lo?!

    ResponderExcluir
  22. Discordo com você senhora psicóloca, pois Cazuza não era filhinho de papai em hipótese alguma, tanto é que ele compôs uma música chamada "Burguesia" que em um verso ele fala "A burguesia fede, a burguesia quer ficar limpa, enquanto houver burguesia não vai haver poesia", ou seja, o que ele fazia era simplesmente falar a verdade em suas letras que por ventura são verdades bem ditas mesmo, Cazuza apenas previa que no mundo de hoje a burguesia ia tomar o país e ele não errou ! Hoje vivemos em um mundo capitalista, onde quem mais se ferra é a classe trabalhadora.

    O que admiro no Cazuza é a visão que ele tinha em relação aos fatos que estava tendo no Brasil no início dos anos 80 época da ditadura, governo de Figueiredo, sua história de vida é outra coisa, mas que foi um poeta brilhante ele foi sim.

    ResponderExcluir
  23. Esta psicologa nao entende nada sobre a vida de agenor miranda de araujo,ou seja(cazuza).so sabe o q viu em um filme,nao sabe avida dele a fundo. O cazuza era roqueiro e um grande idolo sim. E a loucura nunca foi o limite para os roqueiros. Pessoas dizem coisas por puro pre conceito.

    ResponderExcluir
  24. Eu não entendi, se é para criticar por que vc não fica quieta no seu canto? Eu acho que vc tem inveja do Cazuza pq ele era um grnade poeta e vc não é nada! Respeite os mortos tá? E nunca mais fale mal do Cazuza e pelo menos ele era FELIZ!

    ResponderExcluir
  25. Concordo com o texto. Só acho que os pais não tem 100% de culpa. Todos tem livre arbítrio e podem distinguir o que é certo, o que é errado.
    Mas concordo com todo resto. Ele não é exemplo pra ninguém. Um marginalzinho playboy.

    ResponderExcluir
  26. Que o Cazuza tinha um amor intenso a vida não é novidade. Agora, querer compará-lo a Fernandinho Beira Mar foi o fim. Como uma pessoa faz uma comparação dessa sem ao menos ter conhecido ele.

    ResponderExcluir
  27. Cazuza fez o que todo mundo quer fazer mas não tem coragem... A busca desenfreada e inconsequente dá prazer, mas tem suas consequências... Quem não gostaria de beber todas e não ter ressaca? De se soltar de várias amarras que nos são impostas...
    Eu busco prazer, mas não de maneira inconsequente como ele... Mas o que pensa quem fala umas asneiras dessas? Se acha o juiz da vida pra dizer o que é certo e o que e errado? Cazuza fez o que quis e pagou pelo que fez, foi a escolha dele... Pelo menos ele não tá vivo pra ouvir esse mimimi... OBS: Sou estudante de psicologia de semestre avançado... Ela se apresenta como psicóloga pela influencia da profissão... Como uma pessoa comum que tem a liberdade de escrever o que quer o texto vale, mas pra alguém que se apresenta como psicóloga é medíocre...

    ResponderExcluir
  28. Resposta: http://chacomlisandros.blogspot.com.br/2014/02/meus-herois-morreram-de-overdose-em.html

    ResponderExcluir
  29. muito mediocre quem escreveu esse texto,como ela mesmo disse..ele vivia as margens da sociedade que ( ela tenta construir), opinião,cada um tem a sua, não é pq vc nao gosta do cara que deve critica-lo,se enxerga!

    ResponderExcluir
  30. Concordo em número, gênero e grau com o texto. Na minha opinião, ALGUMAS músicas do Cazuza, são obras lindas e transmitem belas mensagens, acho válido o respeito existente acerca dessas obras, mas daí idolatrar o cara como se ele tivesse sido um exemplo a ser seguido é muita falta de senso. Foi um cara fraco, doente que pagou pelas consequências de seus próprios atos. Ah mas há quem diga que foi um cara "autêntico", não se preocupava com "os valores estabelecidos por essa sociedade opressora", "vivia livre, não se preocupava com opiniões e julgamentos alheios" certo, e pagou por essa escolha de vida com a própria vida, e quem é o culpado por isso? A sociedade opressora? Não, ele mesmo!

    ResponderExcluir
  31. ESSE CARA FOI UMA DESGRAÇA NA SOCIEDADE, UM DOS PIORES EXEMPLOS QUE EU JÁ VI PARA OS JOVENS. IMAGINEM SE TODOS PENSAREM OU AGIREM COMO ESSE INDIVIDUO CHAMADO LIXOZUZA, PERDÃO, CAZUZA, O MUNDO ESTARIA BEM PIOR.....LIXO HUMANO, LIXO HUMANO ISSO FOI CAZUZA.

    ResponderExcluir
  32. más que é lindooo ele é ,e seus pais eram doente por ele ...

    ResponderExcluir
  33. más ele é lindo e seus pais doente por ele !!!!

    ResponderExcluir
  34. Só fico imaginando o tipo de profissional que é essa mulher, usando seu título de psicóloga para tentar justificar a sua ignorância, diante do artista que Cazuza foi. O que se sobressai às tempestades de sua vida são as canções e muitas de suas atitudes (entre elas, a de assumir ser soropositivo, mostrando não ter medo do preconceito que enfrentaria). Pena dessa mulher, que se julga psicóloga, apenas por um papel emoldurado na parede de seu consultório.

    ResponderExcluir
  35. A vida pessoal pra mim não é muito importante,sim o seu trabalho se cazuza viveu como um delinquete filhinho de papai problema dele pois cazuza no final da história perdeu,morreu não se cuidou,mas a obra suas musicas até hoje são poesias que não se apaga

    ResponderExcluir
  36. CAZUZA FOI UM SUICIDA INCONSCIÊNTE.O QUE VOSSAS RAZÕES DIZEM SE VOCES TIVEREM O MESMO ESTILO DE VIDA DELE?

    ResponderExcluir
  37. Ele pode ter sido um suicida inconsciente, que não se valorizou e se destruiu com drogas, sexo em excesso e outras loucuras, talvez fruto da educação familiar que ele teve, sendo muito livre, sem o controle dos pais. Ainda assim ele foi um grande artista,deixou músicas que falam muitas verdades sobre como as pessoas são e como o nosso país é e isso não desvaloriza o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  38. Acho um absurdo culpar os pais, sendo que é devidamente comprovado que a influência dos amigos é muito mais impactante na formação da personalidade do indivíduo. Ninguém é perfeito meu querido... Gandhi dormia com mulheres nuas (parentes inclusive) para provar sua castidade. Normal? Certo? Errado? Quem é você para dizer?

    ResponderExcluir
  39. O " errado" se impõe como errado por suas consequências. Se não tivermos o errado não há razão sequer para existir leis, Polícia ou srja o que for. Fico impressionada de como falam sem se darem conta de que destruímos as bases das relações humanas e tornamos tudo líquido. Tudo é relativo e possível. Tenho medo das mentes relativistas e líquidas que são permissivas a tudo

    ResponderExcluir
  40. A vida era dele, se não trouxe problemas para os outros ok, agora se seus atos incomodou alguem ou prejudicou, tem que sofrer as consequencias

    ResponderExcluir
  41. Cazuza foi mimado, mas a influência dos amigos sempre estara um passo a cima. Por isso que nossos pais sempre queriam saber, quem são seus amigos? Eu me sinto uma pessoa influenciadora porém tenho a convicção pela Lei de nossa sociedade oque é certoe errado.

    ResponderExcluir
  42. Cazuza só fez mal a ele mesmo, ele não ficou famoso porque o pai era o executivo da gravadora, ele ficou famoso porquê tinha talento, era um grande compositor, foi o primeiro artista brasileiro a admitir que tinha contraído Aids uma doença terrível em todos os sentindos, mortal na década de 80 e cercada de preconceito,ele foi muito corajoso e lutou até fim!!#vivacazuza

    ResponderExcluir
  43. Na verdade ele só teve o azar de contrair o vírus da aids em uma época que não tinha como sobreviver. Muitos fizeram as loucuras que ele fez mas não contraíram o vírus e muitos contraíram mas convivem numa boa. Mas a verdade é que ele foi um grande poeta, gênio! Viva Cazuza!

    ResponderExcluir