segunda-feira, 16 de junho de 2014

6 cursos para quem quer aprender filosofia


Cursos para quem sabe e também para quem não sabe quem é esse cara (Foto: wikimedia commons)

Seja você um graduando em filosofia ou alguém que ainda não leu O mundo de Sofia, a internet provavelmente tem várias opções de cursos para quem quer ingressar ou se aprofundar nesse mundo mágico. Separamos algumas opções de aulas online (e gratuitas!) que são, basicamente, um abraço de Sócrates. Garantimos que depois de navegar por alguns deles você não será mais o mesmo (e o mundo também):
 
Em 33 aulas, o professor Peter Millican, de Oxford, resume a história da filosofia e de suas correntes. Apesar de não se aprofundar muito em nenhum dos temas, é um bom apanhado para iniciantes - desse curso, você já poderá eleger sua linha e filósofos preferidos. Legendado em português.
 
O curso, ministrado pelo professor Franklin Leopoldo e Silva, da USP, aborda Kant, Marx, Baudelaire e outros nomes em uma análise do iluminismo.
 
“Como podemos saber o que é filosofia política sem termos praticado?”, pergunta o professor Steven B. Smith, de Yale, na introdução do curso. E, durante 24 aulas, ele oferece exemplos práticos que ilustram a concepção e a manutenção de conceitos como democracia, governo e desigualdade. Legendado em português.
 
A série de aulas da Universidade de Oxford ensina a pensarmos de forma mais lógica, a buscar questões e a formatá-las em questões pertinentes. Em inglês.
 
Uma série de lições com ninguém menos que Dalai Lama, compiladas pela Universidade de Stanford, sobre a base filosófica da empatia. Legendado em português.
 
As aulas do professor Shelly Kagan, de Yale, investigam as concepções humanas sobre aquilo que nos é inevitável: a morte. Ele apresenta uma série de argumentos sobre a existência da alma, sobre a imortalidade dessa alma e aborda até o suicídio. Em inglês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário