quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O FAIR PLAY de Ivan Fernandez Anaya



 


Ia tudo normal em uma corrida. O atleta queniano, Abel Mutai  estava na frente, comandava a prova, tanto é que nem estava olhando para trás, crente que não tinha ninguém na sua cola, imaginou que já estaria ganho sem nenhuma dificuldade, e começou a parar antes mesmo de chegar no fim da corrida.

Foi então que  o atleta Ivan Fernandez Anaya que vinha logo atrás se aproximou do Abel, mas não para ultrapassá-lo e sim orientar Abel que a prova ainda não tinha acabado e acompanhou o primeiro colocado até o fim da prova, de forma respeitosa…

Cena rara de se ver em qualquer lugar do mundo.... que sirva de exemplo para todos nós!

2 comentários:

  1. Não sei o porquê, mas de repente essa minha postagem passou a ser muito acessada no blog. É antiga, mas de fato nos traz uma reflexão profunda sobre os aspectos éticos de nossa vida.

    Lendo um pouco sobre o ocorrido achei impressionante que, depois de cruzar a linha de chegada em segundo lugar, os repórteres correram loucos em direção ao espanhol e fizeram a pergunta óbvia:

    - Por que você fez isso?

    Do que ele respondeu o que pra mim foi mais fascinante do que o ato de deixar o queniano vencer:

    - Isso o quê?

    Exato! Para o jovem Ivan Fernandez Anaya não havia outra coisa a ser feita naquele momento. Trapacear estava totalmente fora de cogitação, tanto que pra ele pareceu absurda a indignação dos repórteres. Mas um repórter insistiu:

    - Você deixou ele vencer!

    Do que ele retrucou:

    - Mas ele já ia vencer! Que mérito eu teria vencendo-o dessa forma?

    E completou:

    - O quê que eu ia dizer pra minha mãe quando chegasse em casa?

    Perfeito, meus caros! Essa é a noção exata do comportamento ético... aquele em que pensamos bem antes de cometer qualquer ato.... ficou em dúvida sobre como se comportar? Basta pensar no que acharia a sua mãe se soubesse do que fez.... simples assim....

    Sonho com o mundo em que a pergunta desses repórteres já não sejam óbvias e, principalmente, um mundo em que o comportamento do jovem Ivan Fernandez Anaya seja a regra...

    ResponderExcluir