quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

30 anos de Red Hot Chili Peppers



 
Red Hot Chili Peppers é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em Los Angeles, Califórnia, em 1983. O estilo musical do grupo consiste principalmente de rock, bem como elementos de outros gêneros, tais como punk, rap, metal e rock psicodélico. A banda é constituída pelos membros fundadores Anthony Kiedis (vocais) e Flea (baixo), juntamente com o baterista de longa data Chad Smith e o guitarrista Josh Klinghoffer.

A formação original da banda continha Hillel Slovak na guitarra e Jack Irons na bateria, apesar de não terem participado no álbum de estréia do grupo,The Red Hot Chili Peppers. Cliff Martinez foi o baterista nos dois primeiros álbuns, substituindo Irons, e o guitarrista Jack Sherman, que tocou apenas no primeiro álbum. Slovak participou de dois álbuns com a banda, Freaky Styley e The Uplift Mofo Party Plan; ele morreu de uma overdose de heroína em 1988, resultando na saída de Irons. D.H. Peligro ficou brevemente na banda antes de a banda encontrar um substituto permanente, Chad Smith. John Frusciante substituiu Slovak. Essa formação gravou Mother's Milk (1989), Blood Sugar Sex Magik (1991), Californication (1999), By The Way (2002) e Stadium Arcadium (2006).

Blood Sugar Sex Magik foi o primeiro grande sucesso do grupo, vendendo 15 milhões de cópias em todo o mundo. Durante a turnê desse álbum, Frusciante deixou o grupo por ter lidado mal com o sucesso e seu vício em drogas aumentou, assim a banda recrutou Arik Marshall para concluir a turnê. Depois Dave Navarro entra na banda, gravando One Hot Minute. Embora bem sucedido comercialmente, o álbum não conseguiu se igualar a aclamação crítica e popular de Blood Sugar Sex Magik, vendendo menos da metade que esse. Navarro saiu do grupo logo após a turnê. Frusciante, recém saído da reabilitação, voltou à banda em 1998 a pedido de Flea. O quarteto se reuniu novamente em estúdio para gravar Californication, que vendeu 16 milhões de cópias, tornando-se o álbum de maior sucesso comercial da banda. By the Way e Stadium Arcadium continuaram o sucesso do grupo. Depois de uma turnê mundial, o grupo entrou em um hiato prolongado. Em 2009 Frusciante anunciou que estava deixando a banda amigavelmente para se concentrar em sua carreira solo e Josh Klinghoffer o substituiu. A banda lançou em Agosto de 2011 seu décimo álbum de estúdio I'm with You, que conseguiu ficar em primeiro em 18 países.

O Red Hot Chili Peppers ganhou 6 Grammy Awards e já vendeu mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo cerca de 22 milhões somente nos Estados Unidos. Atualmente a Banda detêm o recorde de mais hits número 1 na Alternative Songs (12),e mais semanas no topo dessa lista, além de ter nove singles no Top 40 do Billboard Hot 100 (incluindo três no Top 10) e cinco singles número um na Hot Mainstream Rock Tracks. Em 2008, receberam uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. A banda foi introduzida ao Hall da Fama do Rock em 2012.

Fonte: wikipedia

NOSSA OPINIÃO

Pra quem curte rock and roll de qualidade o RHCP está, certamente, entre as bandas de maior influência e expressão musical.  No meu caso, acompanho a mesma, curiosamente, desde o segundo album "Blood Sugar Sex Magik". Mesmo muito novo, ganhei de presente de um primo uma fita e me identifiquei de cara com "Give it away" e "Under the Bridge", que se tornaram sucessos mundiais.

Um pouco de "Under the Bridge" pra vocês:


Desde então tenho acompanhado o grupo com seus CD`s e DVD`s. Californication (1998) foi outro disco que acompanhei de perto e que se tornou a trilha sonora de grandes momentos de minha vida na faculdade de direito.


Em seguida, no "By the way" veio, ao menos pra mim, a certeza de que o grupo iria marcar profundamente minha vida musical. Canções novas que pareciam sempre existir...


O DVD que eles laçaram em seguida, "Live at the Slane Castle" está entre os melhores que possuo e certamente é um dos que assisto com frequência.


"Stadium Arcadium" foi o disco que menos me marcou. Talvez pelo período em que eu me encontrava: pouco distante das músicas e mais vidrado no trabalho. Mesmo assim, algumas canções não passaram despercebidas.


 Por fim, veio o album que, para mim, foi o mais ousado do grupo e, certamente o que lhe rendeu melhores frutos. Foi a partir dele que veio o reconhecimento incontestável do grupo, inclusive pela crítica norte americana que insistiu em ignorá-los por anos. "I`m with you" é um disco impressionante pela sonoridade e letras marcantes. Bem ao estilo RHCP.



Tenho uma admiração grande pelo baixista Flea, que me influenciou muito na escolha do instrumento musical que hoje toco e estudo. Sua técnica arrojada e sua forma peculiar de conduzir o instrumento são marcantes. Anthony é um cara extraordinário! Diferente de tudo o que já se viu no show busines. É autêntico e tem um timbre e presença de palco impressionantes. Chad é um gênio do ritmo e Frusciante da harmonia. Confesso que ainda não me encantei pelo atual guitarrista, Josh, mas reconheço suas grandes qualidades musicais.



Ao grupo, minha pequena homenagem! Que sua arte siga motivando músicos, embalando vidas e conquistando multidões!



Nenhum comentário:

Postar um comentário