segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Não adianta nada colar aquele textão sobre direitos autorais no Facebook


Você já deve ter visto alguém no seu Facebook compartilhando isto nos últimos dias: 
 

 

Como você pode imaginar, o texto não tem eficácia jurídica. O advogado Ronaldo Lemos, diretor Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio e colunista da Folha, explica ao BuzzFeed Brasil (via Facebook):

Quem usa o Facebook precisa aceitar os termos de uso do serviço. É esse documento que regula a relação do usuário com o site.

Portanto, se você usa o Facebook, quer dizer que aceita os termos de uso. Segundo Lemos, porém, a intenção do texto é boa:

Postar esse texto no Facebook é positivo porque demonstra um desejo do usuário por mais controle sob seus dados e a sua informação. Mas isso não vai modificar a conduta do Facebook com relação a quem faz o post.

As atualizações recentes nos termos e políticas do Facebook, que motivaram o texto, não tratam de direitos autorais sobre conteúdo dos usuários, e sim sobre quais informações do usuário o Facebook coleta para exibir anúncios.

Exemplos de dados que o Facebook analisa para te mostrar anúncios: páginas que você curte, sua idade, seu sexo, sua localização, os dispositivos que usa para acessar o Facebook, seu endereço de e-mail e sua atividade em sites e aplicativos fora do Facebook.

(Lembrando sempre que você pode controlar quem vê cada uma das suas postagens.)

(Lembrando sempre que você pode controlar quem vê cada uma das suas postagens.)

Ou seja: não quer se submeter às regras do Facebook? Só saindo do Facebook.

Não adianta nada colar aquele textão sobre direitos autorais no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário